1. Usuário
Assine o Estadão
assine

SECA

10 DE Março DE 2015
01 DE Março DE 2015
09 DE Fevereiro DE 2015
02 DE Fevereiro DE 2015
27 DE Janeiro DE 2015

seca
Salada de abóbora com queijo de cabra - Sergio Castro/Estadão
Salada de abóbora com queijo de cabra

Receita de: Rodrigo Oliveira (Mocotó/Esquina Mocotó)

-por Miriam Castro/Paladar/

Ingredientes:
Para o vinagrete: 20 ml de suco de limão cravo; 20 ml de suco de limão taiti; 40g de vinagre; 120 ml de óleo de canola; 120 ml de azeite extra virgem; Sal a gosto.

Para o pé-de-moleque: 50g de castanha de caju e 50g de açúcar refinado.

Para o pesto de coentro: 100g de coentro; 100ml de óleo de girassol; 100ml de azeite extra-virgem; 50g de castanha de caju; 50g de queijo de coalho; 5 dentes de alho assado; Sal a gosto.

Para a salada: 1 abóbora kabochá madura; 1 maço de minirrúcula; 40g de vinagrete; 80g de tomate-cereja cortados em quatro partes; 40g de pé-de-moleque; 100g de queijo de cabra; Sal defumado a gosto e 40g de pesto de coentro.

Preparo: 1) Misture todos os ingredientes do vinagrete em um recipiente e reserve. 2) Em uma panela, coloque a castanha de caju e o açúcar até caramelizar. Retire do fogo e espalhe em silpat. Deixe esfriar, pique grosseiramente e reserve. 3) Asse a abóbora a 200ºC por cerca 60 minutos, ou até que esteja bem macia. Retire as sementes. Em uma travessa ou prato fundo individual, com auxílio de uma colher, retire pedaços da abóbora ainda quente preservando o máximo possível da sua textura. Tempere com o sal defumado e o pesto de coentro. 4) Tempere a rúcula e os tomatinhos com o vinagrete. Coloque as folhas temperadas sobre a abóbora e o queijo de cabra. Salpique a castanha caramelada e sirva imediatamente.

Crumble de abóbora, coco, castanha-do-Brasil e semente de abóbora - Mouco Fya/Estadão
Crumble de abóbora, coco, castanha-do-Brasil e semente de abóbora

Receita de: Heloisa Bacellar (Lá da Venda)

-por Miriam Castro/Paladar/

Ingredientes: 

Para a base: 500g de abóbora madura, sem casca e sem sementes, em cubos de 1 cm; 1/2 de xícara de água; 3/4 de xícara de açúcar; 1 pedacinho de canela em pau; 2 colheres de sopa de coco ralado (fresco, de preferência)

Para a cobertura e a finalização: 1 xícara de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de açúcar; 1 pitada de sal; 50g de manteiga gelada em cubinhos;1/4 de xícara de castanha-do-Brasil grosseiramente picada;1/4 de xícara de semente de abóbora torrada e salgada; 4 colheres bem cheias de iogurte natural cremoso manteiga para untar.

Preparo: 1) Para a base, misture numa panela média a abóbora, a água, o açúcar e a canela. Aqueça e mantenha em fogo baixo por uns 30 minutos, até que a calda seque e a abóbora fique bem macia e brilhante. 2) Junte o coco, retire do fogo, descarte a canela e deixe esfriar (se a calda secar e a abóbora ainda estiver firme, junte mais um pouquinho de água). 3) Aqueça o forno a 200ºC (alto). Separe e unte com manteiga 4 refratários individuais e, em cada um, coloque Œ da abóbora em cada um. 4) Para a cobertura, misture numa tigela a farinha, o açúcar e o sal, depois junte a manteiga e esfarele bem. Junte a castanha, a semente da abóbora, divida a farofa em 4 partes e espalhe cada uma delas sobre a base de abóbora já nos potinhos. 5) Asse por uns 20 minutos, até que a crosta esteja bem dourada e crocante. Sirva quente, morno ou em temperatura ambiente com o iogurte (coloque 1 colher de iogurte sobre o crumble).

< >
+ fotos sobre seca »