1. Usuário
Assine o Estadão
assine

RICOS

24 DE Novembro DE 2014
10 DE Maio DE 2014
13 DE Maio DE 2013
04 DE Março DE 2013
07 DE Fevereiro DE 2013

ricos
São Luis (MA) - Leandro Costa/AE
São Luis (MA)

capital maranhense possui cerca de 4 mil imóveis tombados entre solares, sobrados, casas térreas e edificações com até quatro pavimentos. Recentemente, Visite o Sambaqui do Pindai, a Fábrica Santa Amélia, a Capela de São José da Quinta das Laranjeiras, a Fonte das Pedras, entre outras atrações históricas. 

Ouro Preto (MG) - Rodrigo Azevedo/Divulgação
Ouro Preto (MG)

Ouro Preto foi o primeiro bem cultural brasileiro a entrar na lista de Patrimonio Mundial da Unesco, em 1980. A cidade, que foi a capital da Província das Minas Gerais no século 18, tem valor histórico tanto pelas mais significativas obras do barroco brasileiro, como por ter sido cenário da Inconfidência Mineira. Atualmente, o local ainda preserva as principais obras do escultor Aleijadinho, como a Igreja São Francisco de Assis, Museu da Inconfidência, e palácios, pontes e casas de comércio do período colonial.

Laranjeiras (SE) - Divulgação
Laranjeiras (SE)

Laranjeiras foi a cidade mais importante do Sergipe muito por conta do primeiro porto. O local possui cerca de 500 edificações históricas entre casarões, trapiches, edifícios, mercado e sobrados comerciais como o Cine Teatro Iris e o Teatro Santo Antônio. Visite também a Igreja Matriz do Coração de Jesus e a Casa de Ti Herculano

Mucugê (BA) - Felipe Mortara/AE
Mucugê (BA)

Um dos mais antigos municípios da Chapada Diamantina, Mucugê se destaca por ter sido um grande centro de exploração de ouro e diamantes. O local, que se desenvolveu na forma de um L, tem como principal atração o Cemitério de Santa Isabel, que fica em uma área montanhosa. 

Diamantina (MG) - Divulgação
Diamantina (MG)

Inicialmente rota da exploração do ouro pelos bandeirantes, a cidade de Minas Gerais se tornou conhecida pela descoberta de diamantes. Com o passar dos séculos, foi palco de construção de fábricas de manufaturas têxteis e da extinta Estrada de Ferro Central do Brasil, e nos anos 50, foi modernizada por Juscelino Kubitschek, terra-natal do então presidente. No local, visite também o sobrado Chica da Silva, construído especialmente para a ex-escrava por seu marido João Fernandes.

Salvador (BA) - Felipe Mortara/AE
Salvador (BA)

Salvador é um dos municípios com maior variedade histórica do País. Caracterizado pela forte influência da cultura africana, a capital baiana também possui instituições cristãs de valor como a Santa Casa de Misericórdia e a Catedral Basílica de Salvador. O conjunto de casas históricas está localizado no Pelourinho. As ruas com becos e ladeiras abrigam casas barrocas e locais como Paço Arquiepiscopal. O Solar Amado Bahia e o Elevador Lacerda também são pontos essenciais para se conhecer.

Paraty (RJ) - Marcos de Paula/Estadão
Paraty (RJ)

A cidade litorânea, que fica na divisa com São Paulo, foi um importante entreposto comercial nos séculos 18 e 19 de mercadorias e escravos. Com o tempo, foi perdendo a importância comercial e, ao longo dos anos de 1980, firmou-se como destino turístico. O casario e igrejas de estilo colonial se juntam à paisagem natural de praias e ilhas integradas à Mata Atlântica. A Igreja de Santa Rita de Cássia e o Forte Defensor Perpétuo são dois pontos essenciais para visitação.

< >
+ fotos sobre RICOS »