1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Refugiados

Segundo agência da ONU para refugiados, 2011 teve recorde no número de pessoas deslocadas por conflitos

ONU marcou o dia 20 de junho como Dia Mundial do Refugiado. A data, escolhida no final de 2000 e adotada a partir de 2001, coincide com o Dia do Refugiado Africano, estabelecido anos antes em vários países do continente. Em 2012, não há muitas razões para comemorar.

No começo da semana, a Acnur (agência da ONU para os refugiados) divulgou um balanço com dados assustadores. O ano passado teve um recorde no crescimento de pessoas deslocadas. Segundo a agência, um total de 800 mil pessoas fugiram de seus países de origem no ano passado, o maior número em 11 anos. Crises humanitárias, conflitos e violência estão entre as principais razões do deslocamento forçado.

"Em 2011 se viu um sofrimento de tamanho memorável. Isso implica enormes custos pessoais para todos aqueles que foram afetados", afirmou, por ocasião da divulgação do relatório, o número 1 do Alto Comissariado da ONU para RefugiadosAntónio Guterres.

Em todo o mundo, segundo o mesmo relatório42,5 milhões de indivíduos terminaram 2011 em situação de refúgio, seja como refugiados (15,42 milhões), deslocados internos (26,4 milhões) ou solicitantes de refúgio (895 mil). Os países dos quais mais pessoas saíram são Afeganistão, com 2,7 milhões de refugiados; seguido pelo Iraque, com 1,4 milhão; Somália com 1,1 milhão; Sudão com 500 mil; e República Democrática do Congo, com 491 mil.

Números
Número de solicitantes a refúgio em SP quase triplica em dois anos e meio
Número de solicitantes a refúgio em SP quase triplica em dois anos e meio

Segundo Cáritas, houve 310 solicitações em 2010 e 874 nos 5 primeiros meses de 2012

Relatório ONU
Número de refugiados bateu recorde no ano de 2011, aponta relatório da ONU
Número de refugiados bateu recorde no ano de 2011, aponta relatório da ONU

Segundo a agência da ONU, Afeganistão lidera lista com 2,7 milhões de refugiados

Vídeo


Campanha 'Dilemas' 2012: Ninguém escolhe ser refugiado

Enviada especial da Acnur, Angelina Jolie deixa mensagem em Dia Mundial do Refugiado

Mais notícias sobre refugiados

Notícias e reportagens