Ir para o conteúdo

Bahia

Um clube fundado em 1931

Edmar Melo/AG Edmar Melo/AG

O Esporte Clube Bahia nasceu da união de outros dois clubes de Salvador: Associação Atlética da Bahia e o Clube Bahiano de Tênis. A ideia é de 1930. Há quem diga que não demorou para o time ser o mais popular do Estado e também do nordeste brasileiro. As duas agremiações desistiram na época de praticar o futebol e deixarm o vazio nos amantes do esporte. A primeira reunião para a fundação do novo clube foi feita em um dos casarões da Avenida Princesa Isabel, em Salvador. Ali foi discutido o estatuto do novo time, o local de treinamento e como solucionar a falta de dinheiro. Outra preocupação era cativar o povo para torcer para a nova equipe. Em 1931, os rapazes voltaram a se reunir em plena madrugada para oficializar o Bahia, que no mesmo ano conquistou o Torneio Início e o Campeonato Baiano de Futebol. Nasceu fazendo festa.

Antunes Dantas, do Clube Bahiano de Tênis, tentou emplacar o nome de Atlético Baianinho. Não pegou. O primeiro presidente foi Waldemar Costa, um médico famoso de Salvador. O distintivo tomou como referência o escudo do Sport Club Corinthians Paulista, apenas trocando a bandeira de São Paulo pela bandeira da Bahia. O desenho foi ajeitado por Raimundo Magalhães. Em 1959, com a Taça Brasil, o Bahia ganhou o País. Bateu o Santos do garoto Pelé. De quebra, foi para a Libertadores, sendo o sendo o primeiro representante brasileiro no torneio continental.

Mas foi na década de 1980 que o clube brilhou, com a conquista do Campeonato Brasileiro de 1988, superando o Internacional. Bobô era o maestro desse time. O técnico era Evaristo de Macedo. Pena que a década terminou. Em 1997, o Bahia desceu para a segunda divisão do Brasileiro. E só subiu em 2000. A partir daí começou a viver altos de baixos. Caiu novamente em 2003. E em 2007, desceu mais fundo, para a terceira divisão. Deu a volta por cima até retomar seu lugar entre os melhores do País.

Os títulos do Bahia

Campeonato Brasileiro: 2
1959/88

Copa Nordeste: 2
2001/02

Campeoanto Norte-Nordeste: 4
1948/59/ 61/63

Campeonato do Nordeste: 2
2001/02

Campeonato Baiano: 43

Papel de Parede

Mais notícias sobre Bahia

Fotos