Ir para o conteúdo
ir para o conteúdo
 • 

Alfredo Nascimento

O presidente do PR estava à frente do Ministério dos Transportes desde o primeiro mandato de Lula.

Ed Ferreira / AE

O ministro dos Transportes Alfredo Nascimento começou a perder o cargo quando a revista Veja veiculou em uma reportagem a denúncia de que haveria um esquema de cobrança de propina no Ministério dos Transportes e em órgãos ligados à pasta, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Valec Engenharia , estatal que administra as ferrovias.

Inicialmente, Nascimento recebeu o apoio de Dilma, que chegou a afastar o diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot, o chefe de gabinete do ministério, Mauro Barbosa Silva, o assessor Luís Tito Bonvini e o presidente da Valec, José Francisco das Neves.

Em meio à crise, o Partido da República (PR), parte da base do governo Dilma, então, reuniu parlamentares do partido para fazer uma moção de apoio ao ministro e pedir que as denúncias fossem investigadas. A avaliação, na época, era de que a crise não acabaria com o mal-estar no partido e os parlamentares do PR entenderam que houve quebra de confiança com o governo.

Presidente nacional do PR, Nascimento (AM), que havia sido ministro dos Transportes nas duas gestões de Lula, pediu demissão no início de julho. Paulo Sérgio Passos, até então secretário-executivo dos Transportes assumiu a pasta. Depois de um embate com a bancada de senadores do partido, o presidente nacional do PR, senador Alfredo Nascimento, anunciou da tribuna “declaração de independência” do partido da base de sustentação do governo no Congresso.O PR chegou a sair da base aliada do governo, mas nem chegou a votar contra o governo e voltou à base governista.

Siga o Estadão

TV Estadão
Troca-troca nos Transportes | Mais vídeos

Para José Roberto de Toledo, Dilma tem se mostrado menos paciente com irregularidades

Especiais
Denúncias de corrupção na pasta, comandada pelo PR, fazem governo afastar 27 - Arte / Estado
Foto: Arte / Estado
Crise no Ministério dos Transportes | Mais Fotos

Denúncias de corrupção na pasta, comandada pelo PR, fazem governo afastar 27

Dos 5, apenas Nelson Jobim não estava envolvido em denúncias - Arte / Estado
Foto: Arte / Estado
Os ministros que caíram | Mais Fotos

Dos 5, apenas Nelson Jobim não estava envolvido em denúncias

As últimas

Mais notícias sobre Alfredo Nascimento

Notícias e reportagens